quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Chá verde

O chá verde é um alimento funcional porque combate doenças como câncer, ajudam a emagrecer, fortalece veias e artérias e reduz os teores de colesterol ruim.O chá verde é feito a partir da planta Camellia sinesis e sofre uma ligeira oxidação, pois é ligeiramente aquecido e seco. O chá verde possui níveis concentrados de catequinas e polifenóis, substâncias que ajudam na prevenção do câncer.

O uso exagerado pode não ser saudável:Caso você faça uso excessivo de chá verde, pode vir a sentir taquicardia, problemas gastrointestinais. Esse chá possui cafeína que eleva a pressão arterial.
Quem não deve tomar chá verde?Pessoas que tem problemas com deficiência de ferro no organismo devem evitar o chá verde, assim como pessoas com problemas cardíacos ou hipertensos pois ele acelera o metabolismo.Grávidas e lactantes devem evitar o uso de chá verde pois ele contém cafeína que pode prejudicar o bebê.Pessoas com problemas de insônia devem evitá-lo ou tomar no máximo até as 17 horas. Devem evitá-lo quem tem gastrite, hipertiroidismo, ansiedade, taquicardia.
Prepare corretamenteo chá verde:Ferva um litro de água , apague o fogo e coloque duas colheres de sopa de chá verde. Abafe e aguarde 5 minutos.Tomar preferencialmente sem açucar. Não deve ser reaquecido e guardado por mais de 12 horas.Dicas importantes:Evite o uso de leite quando usar chá verde, pois inibe o efeito antioxidante do chá.Algumas pessoas não apreciam o sabor meio amargo do chá verde, podendo fazer o uso conjunto com outras ervas para aliviar o sabor. Você pode utilizar um pouco de erva cidreira ou até casca de abacaxi no momento do preparo.Para adoçar use só um pouqinho de mel ou estévia. O uso de adoçante ou mesmo açucar prejudicam o poder desintoxicante desse poderoso chá, dificultando assim o emagrecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sejam benvindos