segunda-feira, 29 de junho de 2009

Cúrcuma
















nativa da Cochinchina e importada da Índia e da Jamaica, é uma raiz brilhante de sabor ligeiramente amargo e aroma suave. Geralmente me usado para dar coloração aos alimentos no lugar de se utilizar açafrão. A cúrcuma também é chamada de açafrão da terra, que tem em comum com o açafrão apenas o forte tom amarelo alaranjado, apesar de o aroma e sabor serem completamente distintos.
Alguns condimentos além de saborosos possuem princípios ativos, segundo a medicina aiurvédica, ou seja, são capazes de auxiliar contra certos problemas de saúde.
Dentre estes, pode ser citado a cúrcuma, componente do curry em pó, condimento típico da Índia. Este ingrediente é muito indicado para combater doenças do estômago, contra ferimentos e para “purificar” o sangue, e é muito usado pelos indianos contra machucados e inchaços.
Já aqui no Ocidente, é indicado como alimento funcional, por ser excelente antioxidante rico em flavonóides.Assim, se torna um anti-inflamatório perfeito para melhorar o sistema imunológico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

sejam benvindos