sábado, 30 de janeiro de 2010

Torta de limão

A doçura do limão

Lecticia Cavalcanti
Do Recife (PE)

O limão (Citrus limonum Risso) vem da Índia. Limah, assim era conhecido por lá. Por árabes, que o consideravam afrodisíaco e fortificante, foi levado à Europa. No Brasil, chegou por volta do séc. XVI. Mas começaram a ser cultivados, em larga escala, na Europa e Américas, só por volta do séc. XIX. São muitas as variedades: limão-cravo, limão-doce, limão-francês, limão-galego, limão-siciliano (que não se desenvolve nos trópicos). E limão-taiti, que recebeu este nome por ter sido levado do Taiti para a Califórnia, em 1875, com frutos de poucos caroços e árvore diferente de todos os outros limoeiros, sem espinhos nas hastes.

Na culinária, limão é usado como condimento, sobretudo no tempero de crustáceo, ostra, peixe, galinha, porco, maionese. Substitui o vinagre nos molhos de salada. Do sumo se faz refresco, sorvete, suco. Também se usa para evitar que frutas descascadas escureçam. A casca, em pedaços ou em raspas, é utilizada em biscoitos, bolos, caldas, compotas, cremes, doces, geléias, massas, pudins, recheios, suspiros, tortas. Limão é também cultura. "Atirei um limão doce/ na janela de meu bem:/ Quando as mulheres não amam,/ Que sono as mulheres têm" ("Trova", Manuel Bandeira). Toda criança canta "Meu limão, meu limoeiro, meu pé de jacarandá". Ou "Lá vem a lua saindo,/ Redonda como um limão,/ Tanto sangue derramado,/ Dentro do meu coração".

Também se diz de pessoa amarga, que tem temperamento azedo. Sem esquecer que acabou ingrediente de uma invenção bem brasileira, um coquetel em que o limão é cortado em pedaços, socado com açúcar e misturado com cachaça - a famosa e popular "caipirinha".

RECEITA: TORTA DE LIMÃO

INGREDIENTES

MASSA:

250 gr de manteiga

1 colher de sopa de açúcar

1 pitada de sal

2 colheres de sopa de água

1 colher de café de fermento em pó Royal

Trigo o quanto baste

RECHEIO:

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

Suco de 4 limões

PREPARO

* MASSA: Misture todos os ingredientes. Vá juntando o trigo, aos poucos, até que fique tudo bem homogêneo. Cubra, com a massa, uma fôrma de fundo removível. Asse até que doure. Retire do forno, coloque o recheio e leve à geladeira até a hora de servir.

* RECHEIO: Ponha no liquidificador o leite condensado e o creme de leite. Vá juntando, aos poucos, o suco de limão. O recheio vai endurecendo (da mesma maneira que a maionese endurece quando colocamos azeite). Se precisar junte mais suco de limão.


6 comentários:

  1. Hum que delicinha de torta!
    Acabo de indicar seu blog para receber um selinho! Passa la no meu para aceitar! Bjinhos e sucesso com seu trabalho!

    ResponderExcluir
  2. adoro torta de limão principalemtne essas em que massa não é de bolachas e manteiga. uma delícia de receita .boa semana

    ResponderExcluir
  3. Que excelente aspecto esta magnífica torta!
    beijinho.

    ResponderExcluir
  4. amo torta de limão..gostei muito dessa sua receita..bjus

    ResponderExcluir
  5. A Páscoa é amor, é fraternidade, é união...
    Meu desejo é que sua páscoa e de sua família seje muito feliz.
    FELIZ PÁSCOA!

    ResponderExcluir
  6. adoro tudo que tem limão no meio!!!
    hehehe..e essa torta ta de tirar o juizo!!!
    ameii...vou fazer com certeza!!!!
    bjus!!!
    amei seu blog!!!

    ResponderExcluir

sejam benvindos